10 ilhas para conhecer no litoral brasileiro

Que o litoral do nosso país é um dos mais bonitos do mundo, isso nós brasileiros já sabemos temos muito orgulho. Mas e se tivesse uma lista das mais belas ilhas que você pode encontrar por aqui? Não seria bom? Então dá só uma olhada!

Ah, antes de começarmos a falar quais são as ilhas que selecionamos, queremos te da uma outra dica matadora:

Existe uma nova agência online que cria pacotes personalizados de viagem de acordo com seu perfil, sua companhia e ocasião!

A agência se chama Instaviagem. Eles fazem pacotes de 3 a 5 dias e o mais legal: seu destino é surpresa e você só descobre seu roteiro 2 dias antes de partir! Você toparia?

Ilha do Cardoso (SP) A Ilha do Cardoso provavelmente seja a grande atração do litoral sul de São Paulo e um ponto obrigatório para quem quer conhecer ilhas no litoral brasileiro. Possui restingas e vegetação abundante. Nos passeios de barco e escunas, um visitante ilustre costuma acompanhar as viagens. São cardumes de golfinhos, sempre saltitantes, rendendo boas fotos, muita risada e novos amigos que você vai carregar para sempre na memória. O Parque Estadual da Ilha do Cardoso (Núcleo do Marujá) está situado no município de Cananéia, que conta com hospedagens e restaurantes. Saiba mais no;site oficial.

 

Ilhabela (SP) Outra ilha para conhecer no litoral brasileiro, Ilhabela tem de tudo um pouco: beach clubs e festas até altas horas da manhã, restaurantes mais chiques e restaurantes mais rústicos, um centrinho comercial agitado e muitas, muitas cachoeiras e praias paradisíacas. Tudo isso, no entanto, tem um preço: o número de borrachudos por lá é incrivelmente grande. A dica é apostar em repelentes o tempo inteiro (de preferência, compre modelos artesanais, que são mais caros, mas dão uma proteção melhor do que os que vendem em supermercados e farmácias).

Ilha Grande (RJ) Pertencente ao município de Angra dos Reis, Ilha Grande é uma ilha para conhecer no litoral brasileiro. Um dos principais motivos é seu estado de conservação ambiental, algo muito valorizado por lá. Possui relevo acidentado e montanhoso e uma costa recortada, que dão um charme característico à Ilha Grande. Uma dica feita por muitos viajantes é dar a volta na ilha. São cerca de 80 km de trajeto e o tempo para completá-lo vai depender do ritmo e objetivo de cada um. Varia entre cinco dias, para os apressados, a dez dias, para quem deseja aproveitar com calma cada lugar. As trilhas são bem demarcadas e há pousadas pelo caminho.

Fernando de Noronha (PE) Das ilhas para conhecer no litoral brasileiro, provavelmente Fernando de Noronha seja a mais conhecida de todas. Adjetivos não são suficientes para descrever esse arquipélago, que conta com praias paradisíacas, como Leão, Sueste, Baía dos Porcos e Sancho. A sensação é única para cada viajante. Lembre que há a Taxa de Preservação Ambiental (TPA), que varia de R$ 64,25 para um dia até R$ 4.530,91 para 30 dias, necessária para entrar na ilha.

Parque Estadual da Ilha Anchieta (SP) Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, possui uma das ilhas para conhecer no litoral brasileiro, a Ilha Anchieta (a segunda maior do estado de São Paulo). Quem visitá-la encontrará um local bem preservado (era abandonada até 1977, quando houve a criação do parque). Além de apreciar o belo visual de Mata Atlântica que compõe sua vegetação, quem visitar a Ilha Anchieta encontrará praias belíssimas, trilhas ecológicas, passeios por ruínas do antigo presídio e um dos melhores pontos para mergulho do Brasil.

Ilha do Mel (PR) Uma ilha para conhecer no litoral brasileiro definitivamente é a Ilha do Mel, o ponto turístico mais famoso do litoral paranaense. O acesso é feito de barco a partir de Paranaguá e Pontal do Paraná. O clima rústico da Ilha do Mel ganha contornos maiores quando não vemos carros circulando pelas ruas de terra. A iluminação por lá existe só para o essencial. Além das praias, a Gruta das Encantadas, o Farol das Conchas e a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres são lugares para visitar.

Ilha de São Francisco do Sul (SC) São Francisco do Sul é uma ilha para conhecer no litoral brasileiro, com uma particularidade: no verão ou no inverno. Isso mesmo! A ilha lota no verão, mas não fica deserta no inverno, apesar de a temperatura atingir menos de 10º C em um frio de bater o queixo. Ela tem se tornado cada vez mais um destino de frio por turistas interessados em variar o clima de montanhas no mês de julho. Uma boa pedida é ir para o Festival de Dança de Joinville e esticar para São Francisco do Sul. A cidade tem muita história para ser vista: igrejas, ruas, prédios, museus. Ah, não se assuste se parecer que está em Paraty (RJ). Há muita semelhança entre as duas cidades.

Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio (CE) Localizado a 20 km da praia do Mucuripe, em Fortaleza, este parque criado em 1997 é considerado o ?pedaço do Caribe no Ceará?, e por isso uma ilha para conhecer no litoral brasileiro. O mergulho é uma das atividades mais marcantes para quem visita, principalmente pelo vasto número de recife de corais e intensa vida marinha, além de uma água morna agradável ao lazer.

Ilha do Caju (MA) Em pleno Delta do Parnaíba, no meio do caminho da Rota das Emoções, está situada uma ilha para conhecer no litoral brasileiro: a Ilha do Caju. Totalmente cercada por mangues dunas, matas e campos alagados com água salgada, é um prato cheio aos amantes de turismo ecológico e aventura.

Parque Estadual Marinho do Parcel de Manuel Luís (MA) Por último em nossa lista, uma ilha para conhecer no litoral brasileiro para os amantes de mergulho. Criado em 1991, trata-se do primeiro Parque Estadual Marinho do Brasil. E a fama logo cresceu entre os mergulhadores: ?triângulo das bermudas brasileiro?. Fama justa, afinal o lugar é um dos maiores cemitérios de navios do mundo ? prato cheio para os mergulhadores, portanto. Mas só vá com uma agência especializada em mergulho ? e não seja um iniciante.