As 10 mais incríveis cachoeiras do Nordeste brasileiro

O nordeste brasileiro é uma região muito popular e cobiçada entre os viajantes nacionais e internacionais devido à abundância de encantos naturais que reúne e da rica e diversificada fauna e flora que abriga. No entanto, não são apenas suas praias paradisíacas que ganham destaque ? os estados nordestinos são lares de muitas outras paisagens exuberantes, como grutas, lagoas, manguezais, cascatas e atrações histórico-culturais, além de ser um grande destino de turismo de aventura, atraindo diversas pessoas que procuram praticar atividades como rapel e trilhas ecológicas.

As cachoeiras da região são conhecidas por serem alguns de seus principais atrativos. São inúmeras delas, cada uma com sua própria característica ? algumas tem tamanhos e intensidades impressionantes, outras são menores mas igualmente belas; algumas possuem acesso fácil, outras lhe levarão para o meio da mata nativa. Independentemente de qual você decidir visitar, você não irá se decepcionar, mas para lhe ajudar em sua decisão, nós reunimos as dez mais incríveis cachoeiras do nordeste brasileiro.

Ah, mas antes de começarmos a falar quais são as cachoeiras que selecionamos, queremos te da uma outra dica matadora:

Existe uma nova agência online que cria pacotes personalizados de viagem de acordo com seu perfil, sua companhia e ocasião!

A agência se chama Instaviagem. Eles fazem pacotes de 3 a 5 dias e o mais legal: seu destino é surpresa e você só descobre seu roteiro 2 dias antes de partir! Você toparia?

Tá, depois de conhecer o Instaviagem, vamos voltar às cachoeiras, certo? Ok, então se prepara que nós iremos te dar as melhores dicas.

1.Cachoeira da Fumaça

Situada na Chapada Diamantina, no estado da Bahia, é a segunda maior cachoeira do país, com uma queda de quase 400 metros que jorra de um imenso paredão. Para vê-la de frente e nadar em seu poço, é preciso fazer uma trilha de vinte quilômetros que dura até três dias; para uma opção mais fácil, pode ser acessada por cima em uma trilha de seis quilômetros para observar sua queda do topo. Ganhou seu nome por causa de sua altura, que, por ser muito grande, forma-se um tipo de cortina de vapor que levanta com o vento, dando a impressão de fumaça.

2.Cachoeira da Tiririca

Localizado no santuário ecológico do município de Murici, no estado de Alagoas, essa cachoeira, com mais de 80 metros de altura, é ideal para a prática de rapel e de outras atividades de aventura, como o trekking, pois abriga belíssimas paisagens naturais e também uma rica biodiversidade de plantas exóticas e diversas espécies de pássaros e outros animais que podem ser observadas durante o percurso até o topo da queda. A trilha pode durar cerca de uma hora e meia, feita por um terreno íngreme em meio à mata nativa.

 

3.Cachoeira Bica do Ipu

Situada em Ipu, no estado do Ceará, essa imponente cachoeira de 130 metros de altura despenca da Serra da Ibiapaba, que abriga várias nascentes de rios e forma ainda outras cachoeiras. É responsável pelo nome do município que, em tupi, significa ?água que cai do alto?, mas pode também ser chamada de Bica de Iracema, pois faz parte do cenário do romance de José de Alencar, onde a famosa personagem Iracema se banhava. A região dessa atração é uma Área de Preservação Ambiental que conta com uma ótima infraestrutura de restaurante, pousada, bar e piscina.

 

4.Cachoeira da Pedra Caída

Dentro do Santuário da Pedra Caída, um complexo no município de Carolina, no Maranhão, com cerca de treze hectares destinados para o ecoturismo e turismo de aventura que conta com restaurantes, vestiários e piscinas com tobogãs, está uma sequência de quedas d?água de diferentes tamanhos. A maior e principal delas é a que leva o mesmo nome do santuário, com 46 metros de altura, formando um poço de um pouco menos de dois metros de profundidade, ideal para banhos relaxantes e refrescantes. Para chegar até lá é necessário percorrer uma trilha que passa por passarelas e rampas suspensas em meio à vegetação nativa e pelos paredões do cânion onde a cachoeira se esconde.

 

5.Cachoeira do Tingidor

Uma das mais bonitas da região, situada bem próxima da zona urbana da cidade de Juazeiro do Piauí, essa cachoeira é dividida em várias quedas d?água, formada por um sangradouro de um açude, que caem direto no rio Poti e forma uma piscina natural ideal para banhos. Atrai muitos turistas diariamente, pois o acesso até ela é extremamente simples e curto, feito por uma caminhada de apenas vinte minutos em um terreno plano e muito bem cuidado.

 

6.Cachoeira Véu de Noiva

As cachoeiras do município de Bonito foram recentemente eleitas uma das sete maravilhas do estado de Pernambuco por apresentarem diversos tipos diferentes de tamanhos e intensidades, e a Véu de Noiva é uma das principais e mais alta delas. Cartão-postal da região, é a preferida dos viajantes aventureiros, pois além de ser o melhor ponto para a prática de rapel, com uma descida de 32 metros, a trilha até ela possui certo nível de dificuldade, o que agrada também os amantes de trekking.

 

7.Cachoeira do Acaba Vida

Uma das maiores atrações naturais do município de Barreiras, paraíso ecológico escondido no cerrado da Bahia, essa cachoeira possui 36 metros de queda livre que jorra sobre um vale extremamente preservado de veredas de buritis e forma uma piscina natural ideal para banhos. É também um excelente ponto para a prática de atividades de aventura, como rapel, e é acessível através de uma trilha em meio à caatinga e mata ciliar pela parte de cima, onde você poderá admirar sua queda e toda a região a partir de seu mirante e então descer até o pé da cachoeira por uma escada natural.

 

8.Cachoeira do Roncador

Situada entre os municípios de Pirpirituba, Bananeiras e Borborema, no estado da Paraíba, trata-se de um lençol d?água de mais de 40 metros de altura que foi originada de uma depressão do rio Bananeiras e que forma também outras dez pequenas quedas. A região onde está faz parte de uma Área de Preservação Ambiental, emolduradas por fauna e floras nativas, e é um dos pontos mais procurados para a prática de rapel. O barulho que a cachoeira juntamente com os ventos ao passar pelas pedras fazem se assemelha a um ronco, por isso ganhou esse nome.

 

9.;Cachoeira do Pinga

Um dos principais pontos turísticos do município de Portalegre, no interior do Rio Grande do Norte, ela é a única cachoeira perene do estado, o que significa que se mantém com água durante o ano todo e nunca seca. Atrai diversos turistas não apenas pela beleza e imponência de sua queda de quase cem metros de altura, mas também por causa do seu fácil acesso, feito por uma trilha curta, com apenas alguns minutos de caminhada, e muito bem estruturada e sinalizada.

Foto: Anna Clarisse

10 Cachoeira de Macambira

Não sabe-se exatamente o tamanho da queda d?água que jorra dos paredões dessa cachoeira (estima-se que seja de 100 a 150 metros de altura), mas não deixa dúvidas quanto à sua beleza. Situada no município de mesmo nome, no estado de Sergipe, fica dentro de uma propriedade particular e é considerada uma das mais belas e famosas de toda a região e é conhecida também como Cachoeira São Francisco. O acesso até ela, apesar de não contar com boa infraestrutura turística, sendo um percurso feito de madeira e sem sinalização, faz valer muito a pena ao chegar no local e poder se banhar em seu poço de águas cristalinas e tranquilas.