Cantor francês Vaslo apresenta canção intimista em frente à lendária livraria Shakespeare and Company

A música de Vaslo é delicada, surgindo em meio ao silêncio e à respiração com cordas sutis e uma voz marcante. Isso fica claro no registro ao vivo para a canção “Amor(t)”, realizado pela produtora brasileira OFilme como parte de sua nova série de vídeos que eterniza performances intimistas em contraste com ambientes urbanos. Após a estreia com o cantor Marcelo Archetti, gravado em Curitiba, a OFilme Sessions traz Vaslo cantando em um dos pontos mais marcantes de Paris: a fachada da lendária livraria Shakespeare and Company. O vídeo já está disponível no canal da produtora no YouTube.

Assista a “Amor(t)”: https://youtu.be/hkVymw8QjjE

A delicadeza da apresentação de Vaslo vai no caminho contrário da letra de “Amor(t)”. O artista versa sobre um desalento generalizado, uma sociedade tomada por corações ocos e sonhos perdidos. Seja em uma interpretação pessoal ou mesmo em um contexto sócio-político, Vaslo traz uma temática universal para uma canção aparentemente particular.

Talvez por isso “Amor(t)” se funda e confunda com a cidade. A capital francesa surge nos limites da tela, povoada em um começo de noite por leitores que entram e saem da livraria, ora escolhendo exemplares nas bancas de promoção, ora parando para ouvirem o cantor. E ganha protagonismo quando a câmera percorre o rio Sena, ladeado um por Catedral de Notre-Dame ainda intocada pelo fogo que a consumiria algum tempo depois.

Essa atmosfera tem tudo a ver com o cancioneiro de Vaslo, que trabalha atualmente em um álbum. O artista aborda em suas canções o despertar e a consciência humana, em uma jornada interior e exterior. Isso também conversa com a proposta da OFilme Sessions, que em seu segundo episódio mostra um pouco mais da integração da música com os espaços urbanos.

Esse encontro de intenções foi quase uma obra do acaso. Durante uma passagem por Paris, Raphael Moraes, diretor da OFilme Produções e idealizador do projeto junto de Vinícius Braganholo, do Nico’s Studio, procurou na plataforma Songkick por shows na capital francesa e encontrou Vaslo. Após ouvi-lo no Spotify e fazer um convite via redes sociais, Raphael propôs o desafio de gravar na rua, captando a ambiência como parte da canção.

“A princípio começamos a gravação na frente de uma igreja perto da Notre-Dame. Muitas pessoas na rua e tudo estava fluindo bem até um motoqueiro parar bem ao lado do Vaslo. O som da mato vazou nos microfones e perdemos o local. Dali caminhamos um pouco e resolvemos filmar na frente da famosa livraria Shakespeare & Co, o que deu um clima bucólico e mágico que é próprio de Paris. O projeto sempre nos surpreende com a reação das pessoas e do próprio artista. É uma novidade pra todos. Saímos juntos todos das nossas zonas de conforto e isso sempre torna tudo único”, reflete Raphael Moraes.

Mesclando artistas brasileiros e estrangeiros, a OFilme Sessions vai mostrar algumas das novas vozes que se destacam na música independente. A primeira temporada contará com a fadista portuguesa Ana Caixado em vídeo gravado em Lisboa; o rock da banda curitibana Electric Mob; o jazz interpretado pela paranaense Carine Luup; A Banda Mais Bonita da Cidade; Estela Basso, brasileira radicada em Paris; e Claudemir Franco, além do já lançado com Marcelo Archetti.

Veja Marcelo Archetti e sua canção “Até a Noite Terminar”: https://youtu.be/YzjXS18l900

“Temos artistas incríveis aqui no Brasil e lá fora. Lugares mágicos aqui e lá fora. Porém, creio que o fato de ser um ambiente novo para mim, com uma nova língua e novas pessoas e lugares, potencializou ainda mais o inusitado. O imprevisível. Fez com que por nenhum segundo eu soubesse o que estava pra acontecer. E isso realmente foi uma experiência significativa”, analisa o diretor.

Com novos lançamentos quinzenais, o projeto contará, além das músicas, com um breve depoimento do artista explicando ou seu processo criativo ou como aquela canção surgiu. Essa é uma realização da OFilme Produções, uma produtora paranaense focada em trabalhar a criação de conteúdos para o mercado da música.

Assista a “Amor(t)”: https://youtu.be/hkVymw8QjjE

Ficha técnica

Produtora: O Filme Produções

Imagens: Raphael Moraes

Áudio: Vinicius “Nico” Braganhollo (Nico’s Studio)

Produção de Set: Nathalie Rocha

Local: Shakespeare and Company – Paris/França

Deixe uma resposta