cellardoor explora as bolhas criadas pelas redes sociais no clipe "Ivory Tower"

Uma série hipnótica de imagens simula o dia-a-dia de quem navega entre informações na internet em busca de algum sentido. Esse é o tom do novo single e clipe “Ivory Tower”. Projeto do músico, designer e produtor André Graciotti, cellardoor é uma busca por canções com elaboradas texturas eletrônicas e paisagens sonoras-visuais através de uma estética melancólica, sem perder sua sensibilidade pop. A faixa, parceria com a cantora francesa Maja, marca o começo de uma nova fase do artista, após o bem-recebido álbum “Seashores & Riversides”.

Assista a “Ivory Tower”: https://youtu.be/WqGctAfCpj0

Ouça “Ivory Tower”: http://smarturl.it/cellardoorIvoryTower

A canção usa a ideia da Torre de Marfim como norte para criar um paralelo com o mundo atual. A expressão costuma ser utilizada como uma metáfora ao conhecimento acadêmico ou intelectual isolado das questões pragmáticas e mundanas, mas aqui é totalmente ressignificada.

“É uma música que fala sobre deixar os erros dos nossos antepassados para trás e nos unir aos nossos semelhantes para começar algo novo, como se fosse preciso destruir este mundo para construir outro no lugar. O termo usado no título reflete como as pessoas vivem em bolhas para fugir dos problemas que parecem insolúveis”, explica André.

cellardoor começou em Vitória (ES), em 2005, época em que Graciotti buscava um escape para canções que não encaixavam nas suas bandas naquele momento, voltadas para hard rock e electro-pop e onde atuava como guitarrista. Uma mudança para São Paulo, em 2010, trouxe um maior investimento em estudos de produção, equipamento e parcerias, indo de nomes independentes nacionais  a internacionais.

Foi também neste ano que cellardoor ganhou seu primeiro álbum, “palimpsest”, seguido por “All That Is” em 2011. Logo no ano seguinte, viria o disco “ástarsaga”. Em comum, esses trabalhos trazem uma sonoridade dream-pop mesclada a um post-rock com vocais. Para o EP “Random Alarms”, o músico deixou de lado a guitarra e o violão ao explorar um lado mais electro, EDM e synthpop de seu trabalho. Já no EP seguinte, “Changing Tides”, o nome antecipava uma nova direção criativa, com André se voltando para o estilo singer-songwriter, flertando com o indie folk. Neste período, lançou sua música mais popular até hoje, a faixa-título “Changing Tides”. 

Buscando somar todas essas diferentes referências em um só álbum, cellardoor se uniu a vocais femininos de diversos países garimpados em redes sociais como Bandcamp e Soundcloud e sites voltados para colaborações, como Procollabs e Kompoz, ao longo de três anos de produção do trabalho. Lançado em 2018, “Seashores & Riversides” traduz em seu título a busca por conexões geograficamente distantes; o ímpeto de querer alcançar para além dos limites de terra. 

Esse disco reverberou no novo single, já que ele conheceu Maja, projeto da francesa Delphine Andre, do mesmo modo. Lançado pelo o selo americano Exquiste Noise Records, “Ivory Tower” está disponível em todas as plataformas de música digital. 

Assista a “Ivory Tower”: https://youtu.be/WqGctAfCpj0

Ouça “Ivory Tower”: http://smarturl.it/cellardoorIvoryTower

Deixe uma resposta