Com influências de Noel Rosa e Racionais, Leo Fazio lança clipe

O cantor e compositor Leo Fazio (Molodoys), mostra o poder do samba no clipe de “Porra”, presente no disco solo “Sangue Pisado & A Música do Século XXI”, lançado no início deste ano. O vídeo se passa em Juiz de Fora (MG), e conta com uma estética 90’s, em que a atriz Melissa Guedes interpreta Leo Fazio, enquanto anda pelas ruas e critica o cinismo social. A letra e a melodia trazem referências à Noel Rosa e Racionais, numa verdadeira mistura de brasilidade. Abaixo, encaminho o release do lançamento do clipe e no anexo, imagens de Leo Fazio.

A cadência do samba é inconfundível. Como também a voz de Leo Fazio. Unidos no single “Porra”, a canção ganha novos ares. Sucedendo “Cobra Coral”, o clipe é o segundo do disco “Sangue Pisado & A Música do Século XXI”, lançado no início deste ano. Com forte estética dos anos 90 e gravado em Juiz de Fora (MG), o vídeo foi produzido e dirigido por Leo Fazio, e contou com os atores Melissa Guedes e Bruno Schultz. Já o single está disponível com a demo da música original, como b-side, nas principais plataformas de streaming.

A semelhança física entre Melissa Guedes e Leo Fazio foi o que originou a história do clipe. No vídeo, a atriz faz o lipsync da música enquanto percorre as vielas de Juiz de Fora. As locações utilizadas no clipe foram escolhidas pela dupla, que contou com participação do ator Bruno Schultz na concepção de ideias para o vídeo.

“A ideia para o clipe surgiu em Juiz de Fora, durante a residência no Canil Recs. Um lance engraçado que aconteceu é que muita gente perguntava se eu era irmão da Melissa Guedes (que atua nesse clipe como se fosse eu), por conta da nossa semelhança física, principalmente pelo cabelo. Então, um dia enquanto estava colocando minhas roupas para lavar e a Melissa pendurava as dela no varal, eu olhei para ela e perguntei: ‘Você quer me interpretar num clipe de uma música?’ E ela topou na hora”, relembra Leo Fazio.

É com o vídeo de “Porra” que o artista busca reforçar a identidade visual do projeto, que mistura o moderno e o arcaico. Enquanto o clipe traz a estética anos 90, inclusive usando uma handcam para a gravação, a música remete ao atemporal: samba, folk e poesia. A partir dessas influências surgiu a letra e melodia de “Porra”, que conta com referência às músicas de Noel Rosa e Racionais.

“Tive a ideia para compô-la enquanto assistia a cinebiografia do Ian Curtis e do Joy Division, chamado ‘Control’. Há uma cena com o poeta-punk britânico John Cooper Clarke, em que ele declama o poema ‘Evidently Chickentown’, e na época eu lia algo do Roberto Piva. Essa poesia com linguajar sujo e disruptivo me atraía bastante. E foi o flow da declamação que me chamou a atenção, e automaticamente lembrei do fluxo de sambas antigos do Noel Rosa, e músicas do Racionais MCs, e também Bob Dylan”, explica Leo.

O clipe foi produzido, gravado e editado por Leo Fazio. Estrelado por Melissa Guedes, o vídeo conta com a participação especial de Bruno Schultz. O single “Porra” foi produzido por Everton Surerus junto a Leo Fazio, durante residência artística no estúdio Canil Recs, em Juiz de Fora. Participaram da faixa os músicos Marcio Reis (bateria), Everton Surerus (baixo) e Leo Fazio (voz, violão, violoncelo, bandolim, cuíca e percussão). A música foi mixada e masterizada por Everton Surerus, no estúdio Canil Recs.

Assista “Porra”:

Deixe uma resposta