Filosofia de Pés Sujos, Filosofia Poética de Barata Cichetto, produtor da AS Brazil

1º de Abril, Dia da Mentira, Dia dos Tolos, surgiu em 1564 quando da adoção do Calendário Gregoriano, já que até ali o inicio do ano era naquela data, e os franceses que resistiam à mudança, passaram a enviar convites para festas inexistentes e presentes esquisitos. Dia da Mentira, ou Dia dos Bobos. A brincadeira atualmente parece ter perdido a força, num tempo de redes sociais, onde todos os dias do ano são dia da mentira ou dia dos bobos.
O que é a mentira? O que é a verdade? Pensar sobre isso é um dos maiores desafios da Filosofia, e há inúmeras definições filosóficas sobre isso. E ninguém objetivamente pode definir o que é uma coisa ou outra, a não ser dentro de critérios próprios, embasados na suas próprias crenças, convicções ou critérios.
A Ciência, que alimenta a idéia de que algo “provado” por ela, se trata da verdade absoluta é em si a primeira a provar que ela não existe mesmo, já que se desmente a todo o momento. A Religião tenta provar que é sua a verdade sobre tudo.
Então, nada mais eficiente do que fazer o lançamento de um livro de conteúdo filosófico nessa data. “Filosofia de Pés Sujos”, um apanhado de dísticos poéticos e aforismos, escritos nos últimos dez anos, e que refletem basicamente minha inquietação e perplexidade diante de um mundo mais repleto de falsas verdades e mentiras verdadeiras. O mundo se debate, contorce em uma busca inconsciente dessa tal “verdade”, mas sem passar pelo questionamento consciente de seu próprio ser. Com isso, o surgimento de ídolos que se arvoram em donos da verdade, e arrastam consigo multidões confiantes, mas desesperadas. Líderes religiosos e políticos, que separam as pessoas em grupos antagônicos, defendendo literalmente até a morte, suas próprias “verdades”, ditas por esses poderosos, cujo único objetivo é o da dominação.
Quanto a mim, continuo caminhando, com meus pés sujos, mãos limpas e coração aos pulos; lutando para não ser mais um, a comemorar alegremente o Dia dos Tolos.

“Filosofia de Pés Sujos e (Des) Aforismos, Silogismos e Outros Ismos”
Barata Cichetto
Apresentação: Eduardo Amaro, escritor, professor Pós-Doutor e Pesquisador junguiano e bakhtiniano.
Publicação: UICLAP
144 Páginas – Papel Avena (Creme)
R$ 44,99
A Venda a Partir do Dia da Mentira, no site da Uiclap

ATENÇÃO:
PROMOÇÃO ESPECIAL AOS AMIGOS SEGUIDORES A.S. BRAZIL: DESCONTO DE R$ 2,00 NA COMPRA. COM ESSE CÓDIGO  DE DESCONTO, O LEITOR PAGA 43,00. PARA USUFRUIUR, USE O CÓDIGO: UAC8256E0QAHTY NO PEDIDO DE COMPRA.

Para comprar: https://loja.uiclap.com/titulo/ua683/

Deixe uma resposta