Freeborn Brothers, da Polônia traz seu folk punk cigano a Piracicaba

Uma viagem a um mundo onde o coração cigano encontra o povo americano, tomado de melodias e energias que significam mais do que qualquer outra coisa já vista e/ou ouvida. Assim a plural banda polonesa Freeborn Brothers se apresenta nesta segunda turnê pelo Brasil, que nesta quinta-feira (13) chega a Piracicaba com um show gratuito no Sesc local, a partir das 20 horas. A tour, que conta com 16 datas, é da Mamute Productions.

Alguns rótulos musicais frequentemente utilizados para tentar explicar a sonoridade do Freeborn Brothers dão uma pequena ideia do que este grupo polonês de fato faz ao vivo: o folk, diz respeito ao uso de instrumentos típicos de diversas culturas mundo afora; o gypsy (cigano) remete à musicalidade dançante e, o punk rock, é a parte enérgica e vibrante que toma conta das canções.

Na ativa desde 2013, formado na cidade de Rzeszow como um duo, o Freeborn Brothers desde cedo faz jus ao espírito cigano e rada à exaustão por festivais, principalmente pela Europa. Sua sonoridade beira o caos musical, mas ordenado pela habilidade dos poloneses em fundir distintos elementos, numa dinâmica tão frenética como uma montanha-russa. Atualmente, a base da banda é formada por instrumentos de sopro, acordeon, baixo, banjo e base percussiva.

O quinteto polonês é formado por Niko, Matt, Pawel, Arek e Kris, todos amantes de música e apaixonados por estarem no palco, fissurados por divertir as pessoas, criando uma orquestra incrível.

A peculiaridade do Freeborn Brothers extrapola a música, é uma celebração mágica nos palcos, como conta Niko Soszynski (banjo, bateria e vocal). “Gypsy folk punk é um termo, mas é melhor simplesmente ouvir e curtir, conectar-se com a música é mais importante do que encontrar o termo certo para nos rotular”, comenta.

Esta explosão musical da banda polonesa pode ser experimentada pela primeira no Brasil em 2015, quando o Freeborn Brothers realizou a primeira turnê no país. À época, a recepção do público brasileiro gerou comentários tão ímpares como a proposta do grupo: um show que causa “estranhamento selvagem e maravilhoso” ou “como ver um filme silencioso, em preto e branco, colorido tecnologicamente e com volume muito alto”.

A atual turnê, que além de Piracicaba também passa por outras seis cidades do interior paulista, um show na capital São Paulo, seis no Paraná e um em Florianópolis (Santa Catarina), divulga o mais recente lançamento, “Astral Trails” (2019), que dá tônica dos shows, revela Niko.

“Astral Trails é uma história que contamos durante os shows com palavras e, ainda mais importante, por meio da música. O set completo é com base em improvisação, quero dizer, não improvisamos as músicas, mas, ao vivo, tudo é um pouco diferente”, ele afirma.

Serviço
Freeborn Brothers (Polônia) em Piracicaba
Evento: https://www.facebook.com/events/156681275766999/
Data: 13 de fevereiro de 2020
Horário: 20 horas
Local: Sesc Piracicaba (rua Ipiranga, 155)
Entrada gratuita
Turnê da Mamute Productions

Os Freeborn Brothers são:
Niko Soszynski – Banjo / Bateria / Vocal
Mateusz Plesniak – Acordeon / Guitar / Vocal
Pawel Kus – Baixo Elétrico / Baixo Acústico / Vocal
Arkadiusz Hawro – Trompete
Krzysztof Rakoczy – Trombone

Discografia:
– Two Men Orchestra (2013)
– Gypsy Hobo Trash Grass (2014)
– Theatro Ridiculous (2016)
– Instant Magic (2017)
– Astral Trails (2019)

O que as pessoas falam sobre a banda na imprensa:
– Freeborn Brothers é uma das bandas mais divertidas da atualidade.
– É um explosão musical, uma montanha russa de música e teatro que o deixará em estado de euforia e exaustão.
– O Freeboen Brothers vai fazer você suar de alegria.
– O show é como ver um filme silencioso em preto e branco colorido tecnologicamente e com volume muito alto.
– O melhor remédio legal para a depressão do mercado musical atual.

Gypsy Rock n’ Roll (videoclipe)

Deixe uma resposta