II Metal Sul Festival, que ocorre em Bento Gonçalves e Caxias do Sul, divulga atrações

Confira bandas escolhidas pela curadoria até o momento e artistas convidados para evento dedicado ao som pesado gaúcho

A organização do Metal Sul Festival inovou e convidou um corpo de avaliadores para auxiliar na escolha do cast musical de 2019. A seleção das bandas que tocarão em Bento Gonçalves (1º e 2 de novembro) e Caxias do Sul (6 e 7 de dezembro) está sendo feita por uma comissão de músicos, jornalistas e produtores da cena heavy metal. Os grupos escolhidos até o momento estão listados ao fim deste release, e outros serão anunciados em breve. Ainda não foi definida data e cidade onde cada conjunto fará apresentação.

Os curadores são: Aires Trajano (baterista da Initiate Decay), Alessandra Kunst (produtora cultural), André Meyer (vocalista da Distraught), Aurélio Martins (guitarrista da A Sorrowfull Dream), Débora Gomes (guitarrista da Losna), Everton Batistel (guitarrista do Metal in Concert), Fabiano Werle e Felipe Nienow (respectivamente vocalista e baterista da BloodWork), Flavio Soares (vocalista e baixista da Leviaethan), Lohy Silveira (vocalista e baixista da Rebaelliun), Maicon Leite (jornalista musical da Wargods Press), Marlo Lustosa e Mauriano Lustosa (baterista e vocalista da Carniça, respectivamente), Eduardo Machado (Pisca Produtora), Ricardo Finocchiaro (Abstratti Produtora) e Sandro Seixas (solista do Metal in Concert).

De acordo com a produtora do festival, Cláudia Kunst (da Kunst Empresa de Cultura), a curadoria teve como critérios de avaliação a apresentação das bandas, o cuidado com os materiais disponibilizados na internet e, obviamente, a qualidade sonora. 

— Tivemos indicações de mais de cem bandas, muitas delas até de fora do estado e do país. Os avaliadores tiveram acesso a todo material que os grupos dispunham nas redes. E isso representou uma tarefa muito difícil de realizar, pois alguns artistas não se preparam para uma boa “venda” do seu trabalho — avalia Cláudia Kunst.

Para Mauriano Lustosa, ser jurado do II Metal Sul Festival foi gratificante.

— Surpreso de conhecer bandas de altíssimo nível e também de ver que algumas ainda não se conscientizaram de que precisam ter material sólido e bem produzido para divulgação — destaca Mauriano.

Já Flávio Soares revela que o trabalho lhe proporcionou uma experiência ampla. 

— Estou feliz em participar da curadoria, pois também me sinto responsável na indicação e escolha das bandas desta segunda edição. Aliás, foi uma grande experiência poder descobrir novos nomes, dar maior atenção a outros que apenas tinha ouvido falar e concluir que, em termos de qualidade, a cena pesada gaúcha continua firme e forte — enfatiza o músico.

O objetivo de formar uma comissão julgadora, conforme Cláudia Kunst, é manter artistas e participantes da edição anterior, em 2017, vinculados ao Metal Sul Festival.

Além das primeiras selecionadas por meio de avaliação, há ainda algumas bandas convidadas. São elas: Exterminate, Panic, Carcinosi e Sabbra Cadabra. 

Adriano Martini, guitarrista e vocalista da Exterminate, afirma que fazer parte da escalação do festival foi uma realização. 

— Nós estamos realmente muito felizes com o convite. É imensurável a importância do fest para a nossa cena — destaca Adriano.

Tiago Vargas, baixista e vocalista da Carcinosi, também destaca a satisfação de tocar no Metal Sul:

— Será uma honra imensa para nós! É indescritível nossa alegria em estar presente neste grande evento. Não só poder representar o metal do Rio Grande do Sul, mas também pela enorme relevância do evento à cena underground.

Além dos shows, a programação do II Metal Sul Festival inclui mostras de audiovisual, exposições de artes, rodas de bate-papo e outras ações.

Bandas selecionadas por meio da curadoria:

Atropina (Teutônia)

Bloody Violence (Porto Alegre)

Burn the Mankind (Porto Alegre)

Finita (Santa Maria)

Hollow (Garibaldi)

It´s All Red (Porto Alegre)

OssoS (Caxias do Sul)

Postmortem (Pelotas)

Supersonic Brewer (Bento Gonçalves)

Torvo (Porto Alegre)

Southern (Caxias do Sul)

Bandas convidadas:

Exterminate

Panic

Carcinosi

Sabbra Cadabra

Acompanhe o Metal Sul nas redes sociais e saiba em primeira mão sobre as novidades: 

Facebook: https://www.facebook.com/metalsulfestival

Instagram: instagram.com/metalsulfestival/

=> Caso precise de fotos com mais resolução, por favor, basta solicitar! 

Homero Pivotto Jr.

Jornalista e assessor de Imprensa 
(51) 98557-3136 
[email protected]

Deixe uma resposta