Phil X, do Bon Jovi, faz workshop de guitarra este mês em São Paulo e Rio de Janeiro

Não é todo dia que o guitarrista de uma mega banda do rock n’ roll mundial fica pertinho do seu público – sem pista premium e, principalmente, sem aquela distância que às vezes torna difícil o olho no olho. E é nesta dinâmica quase intimista, com uma proposta de estar bem à vontade e próxima à plateia, que o experiente Phil X, o homem das seis cordas do Bon Jovi (oficialmente no posto desde 2014) faz dois exclusivos guitar clinics neste mês de setembro no Brasil.

O primeiro workshop acontece dia 24 de setembro em São Paulo, no Manifesto Bar, num evento que também terá a participação do These Days, considerada a maior banda cover de Bon Jovi da América Latina (elogiada inclusive pelos renomados norte-americanos). Dias depois da apresentação de Phil X no Rock in Rio, o guitarrista permanece na capital fluminense para o workshop do dia 30/9, no moderno Teatro Prudential.

O músico greco-canadense promete fazer dois encontros que misturam explicação sobre técnicas de guitarra, com dicas sobre aparelhagem usada em estúdio e ao vivo, além de demonstrações com algumas músicas que compôs e que toca ao longo da sua extensa carreira. Quem conhece os videoaulas de Phil X sabe que o seu carisma é contagiante, que somada à paixão pelo instrumento, deixa o ensino didático e interessante até mesmo para não-músicos, de tão envolvente.

Phil X leva o ofício de guitarrista profissional ao nível mais sério que um músico pode levar. É dedicado à música desde criança e, hoje, como guitarrista do fenômeno Bon Jovi e também à frente do The Drills, tem uma marca única no modo de tocar, de criar riffs e entoar melodias. Sem dúvida, um instrumentista do alto escalão do rock, influenciado por nomes consagrados também do jazz e blues. “Aprendi com Jimmy Page, mas também aprendi com Frank Zappa. Eu absorvia como uma esponja qualquer coisa que eu ouvisse”, disse recentemente em entrevista à imprensa nacional.

Phil X contou também que ainda fica impressionado como os fãs de Bon Jovi o receberam tão bem. O desafio, revela o guitarrista, hoje é uma diversão. “Sabia que era importante respeitar a banda, respeitar a música, respeitar os fãs e respeitar Richie. Estou me divertindo pra caramba! Vejo meu rosto em muitas fotos ao vivo e parece o maior sorriso que qualquer ser humano pode dar. Jon (Bon Jovi) colocou muita fé em mim”.

A lista de artistas com quem Phil X já tocou é imensa: Tommy Lee, Methods of Mayhen, Avril Lavigne, Kelly Clakson, Orianthi, Robustezes Zombie, Chris Daughtry, Alice Cooper, Thousand Foot Krutche, entre outros.

Além disso, Phil X é o compositor de músicas e álbuns multipremiados, como o single “Tired”, do álbum Tommyland: The Ride, o segundo disco solo do baterista do Mötley Crüe, Tommy Lee, lançado em 2005. No Triumph, o guitarrista gravou o excelente Edge of Excess, de 1992. Ele ainda participou do vídeo de “making of” do filme Josie e as Gatinhas, sucesso dos anos 2000.

Serviço
Phil X em São Paulo
Evento: https://www.facebook.com/events/726860664414351/
DATA: 24 de setembro
LOCAL: Manifesto Bar (Rua Iguatemi, 36 – Itaim Bibi/SP)
INGRESSOS: R$ 100 (Primeiro lote: estudante/meia promocional): bit.ly/PhilXSaoPaulo
Classificação etária: 18 anos (Menores de 18 anos apenas acompanhados por responsável legal)

Phil X no Rio de Janeiro
Evento: https://www.facebook.com/events/364809204220738/
DATA: 30 de setembro
LOCAL: Teatro Prudential (Rua do Russel, 804 – Glória/RJ)
INGRESSOS: R$ 100 (Primeiro lote: estudante/meia promocional): bit.ly/PhilXRioDeJaneiro
Classificação etária: 16 anos

Deixe uma resposta